terça-feira, 11 de novembro de 2014

Procurando a oportunidade.

Depois que decidi participar do trabalho voluntário comecei a me preparar para morar no exterior, e encontrei muitas dicas legais.

Muitas pessoas, quando se decidem em sair do país para dar uma pequena explorada, se perguntam: qual o melhor lugar? O que eu preciso fazer? Quais os documentos necessários? Quanto custa? Onde vou ficar?

São estas, e outras dezenas de perguntas que nos fazemos quando acabamos de nos decidir a viajar. Mas muita calma nessa hora, sair do país não é nenhum bicho de sete cabeças, mas também não acontece da noite para o dia.

Antes de qualquer coisa, você precisa se decidir para aonde quer ir, mas não faça isso levianamente só porque está com vontade de viajar e acha que qualquer lugar serve.

Pesquise sobre a cultura.
Se o lugar que você está pretendendo ir é bastante famoso, ponto pra você, pois isso significa mais informação. Veja se você se encaixaria nos costumes da região, se a temperatura da época em que pretende viajar vai te agradar ou não, se informe sobre a culinária, sobre os pontos turísticos o custo de vida, meios de transporte, e acima de tudo como funciona o sistema público de saúde e se na sua viagem você fará um cartão de seguro ou não.

A última opção é uma das mais importantes de todas, pois você precisa ter certeza de que se algum imprevisto acontecer você irá receber atendimento de qualidade (vale a pena pesquisar os arredores do hotel ou casa de família em que tiver escolhido para passar durante a viagem), também é uma dica valiosa carregar sempre com você, em sua carteira um papel escrito se tem alguma alergia a algum remédio ou se você toma alguma medicação, escrito na sua língua,  em inglês(e caso necessário na língua local também), para no caso de algum acidente possam socorrê-lo com mais facilidade e com menos riscos.


Encontrei o lugar para onde quero ir, mas e agora como melhor aproveitar essa viagem?

Bem, se você tem somente o seu período de férias, não tem jeito, vai ter que procurar um hotel mais em conta, ou aproveitar para fazer uma visita caso tenha familiares na região. Se você tem por volta de três a seis meses para viajar e já tem uma poupança só para este fim, talvez a melhor opção seja investir em um intercâmbio onde você pode estudar ou aproveitar para ter uma experiência legal de trabalho. Mas se você é como eu e não tem um tostão furado e precisa trabalhar e economizar até para a passagem aérea, talvez deva considerar um trabalho voluntário que anda muito popular e não faltam oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário