terça-feira, 11 de novembro de 2014

Quando a paixão começa: livros.

Quando o assunto é leitura, várias coisas vem na nossa imaginação e principalmente, para os não iniciados no mundo literário, que nunca vamos aprender a gostar de ler.

Mas acredite, se você pensa que não gosta de ler é porque nunca leu sobre algo do que gosta. ehehe A leitura e simplesmente uma obrigação ou poder ser feita por prazer? Bem, eu nunca entendi o que há de não prazeroso na leitura, já que eu aprendi a ler com os gibis da turma da mônica quando tinha 4 anos e nunca mais parei. Eu tinha uma mani muito estra quando era criança, eu pegava qualquer coisa que tivesse conteúdo escrito, não importava sobre o que fosse, ou se eu entendia o assunto ou não, contanto que conseguisse ler, agora se era mania ou vicio eu não sei dizer, só sei que eu gostava muito.

Depois que eu me cansei da turma da mônica lá pelos 11 anos, eu deixei de ler tanto, lia o que precisava na escola, até que um belo dia, eu estava com os meus 13 anos e a leitura caiu em cima de mim com força total novamente. Mas dessa vez não eram revistinhas infantis ou jornal, detalhe nunca gostei de ler revista de moda ou fofocas, eram livros grosso e bonitos de capa dura ou lindas imagens com relevo.

Eu cheguei ao ponto de ter que comprar caixas de plástico, aquelas coloridas de organização, eu tenho duas, e uns dois anos atrás eu tinha por volta de quarenta a cinquenta livros em casa, e eles eram o meu motivo de alegria e de orgulho, eu adorava empilhá-los e listar os títulos (vai entender) e admirar as capas mais bonitas da minha coleção, mas então veio um momento triste em que eu percebi, que meus pais não tinham dinheiro para me comprar livros o tempo todo, porque alguns custam mais de cinquenta reais.

E foi assim que começou a minha aventura nos sebos da minha cidade, que por acaso é São José dos Campos, uma cidade gigantescas e com inúmeros sebos para serem explorados, mas no fim eu me apeguei aos três principais que ficavam no centro da cidade, e descobri a maravilhas das histórias nunca contadas nas escolas e nem antes de dormir, um mundo em que presente passado e futuro estão todos juntos em uma pequena loja.

Então comecei a levar os meu livros ao sebo, os que eu já tinha lido diversas vezes e que a tempos não lia mais, e os vendia por um preço bem pequeno, mas as vezes chegava a fazer trocas incríveis com o dono, onde um livro grande e caro meu, vali por três médios ou pequenos dos dele, e assim eu continuo até hoje. Quando preciso de uma história nova e não tenho dinheiro, levo um livro mais velhinho ou que não não gostei muito e troco por outro.

Se eu não tivesse me desfeito de nenhum dos meus livros acho que não haveria mais espaço no meu quarto hoje, mas as nossa preferências para tudo na vida mudam e amadurecem, e assim alguns dos meus primeiros livros se foram para sempre.

Hoje a minha coleção é bem menor do que costumava ser, mas pretendo aumentá-la novamente no futuro:





Se algum dia quiserem resenha dos livros e só falar ^^.
Uma boa tarde a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário